sexta-feira, 12 de março de 2010

Criança

Esta é uma fase boa para que possamos ingressar mais no assunto. Tudo entra a questão da natureza na ciência do crescimento humano, relacionado com sua cultura, tecnologia em expansão, conflitos raciais e ideológicos, explosão populacional, decadência urbana e crescente na parte social.
Quando uma pessoa examina sua própria vida, torna-se evidente que já não é a mesma que há dois ou dez anos antes. Ele é o mesmo indivíduo, mas as suas características e personalidade vão mudando ao passar do tempo.
Mas para dar ênfase nese assunto, vamos falar sobre o nascimento até a primeira infância.
O recém nascido é uma criatura frágil e indefesa, mas é uma impressão errada, se você pensar em tudo o que ele soube enfrentar no momento do nascimento. Aliás, um momento de grande stress, físico e emotivo. Imagine só: durante nove meses, seu bebê esteve envolvido pelo líquido amniótico, os rumores externos mal chegando a perturbá-lo, seguro e tranquilo dentro do seu utero... e de repente, ele se vê em um ambiente totalmente novo, luz no lugar da penumbra, ar no lugar da água, barulhos no lugar do silêncio. Estímulos tão diversos que o obrigam a ter uma resposta imediata. Cada bebê é capaz, desde os primeiros instantes de vida, de interagir com o mundo que agora o acolhe.

Com o passar dos meses onde o bebê está completando, ele entra no mundo da descoberta através do seu próprio corpo, por volta do terceiro ou quarto mês, ele fará uma descoberta ainda mais interessante que os brinquedos pendurados no móbile de seu berço: as suas próprias mãos. Todos os bebês passam muito tempo observando as mãos, um inesperado brinquedo que serve inclusive para explorar e segurar outras coisas. Seu mundo ainda é todo a ser descoberto, e as mãos se tornarão os instrumentos para conhecer seu próprio rosto e corpo. Mas as mãos são também uma fonte de prazer: é só colocá-las na boca e chupar com força para ter as mesmas gostosas sensações de quando ele está mamando ao seio da mamãe.
O momento das descobertas é uma novidade que lhe abre as portas para o mundo externo que ele está por conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário